Em tempos de pandemia é importante lembrarmos que as escolhas que fizermos agora vão repercutir em nossa saúde mental e fisica. As pessoas descobrem que, se tivessem hábitos mais saudáveis ao longo dos anos, estariam sob menor risco de adoecer!

Óleo (Azeite) de Oliva é rico em gordura monoinsaturada, especialmente o ácido oléico. Benefícios incluem redução do risco de diabetes, hipertensão, infarto e AVC.

Este estudo, publicado no Journal of American College of Cardiology, revista de MAIOR IMPACTO em Cardiologia, perguntou: Será que trocar gordura saturada ("ruim" - manteiga e margarina) por insaturada ("boa" - oliva) reduz risco de infarto, AVC ou morte por doença cardiovascular? 61.181 mulheres e 31.797 homens foram avaliados com questionários alimentares ao longo de 24 anos. .


Nesse período, o consumo médio de óleo de oliva passou de 1.3g/dia para 4.2g, e o consumo de gordura saturada diminuiu. Ingerir ao menos 4.5g ao dia de óleo de oliva - 1 colherinha de chá - reduziu 14% do risco cardiovascular. É menos um evento a cada 7. Constatou-se que cada 5g a + de óleo de oliva ao dia, caiu 19% do risco de desfecho fatal (um a cada 5 infartos, AVCs e mortes).

Houve correlação entre ingesta de gordura monoinsaturada e redução de parâmetros inflamatórios: IL-6 (um dos alvos contra o #covid-19 ), LDL ("colesterol ruim") e moléculas pró-trombóticas/coagulantes (outro alvo em estudo contra o #coronavirus ) - Viu como é importante prevenir??

Houve correlação entre óleo de oliva e aumento do HDL ("colesterol bom"), e os benefícios aconteceram tanto em descendentes da Europa mediterrânea quanto em pessoas sem esta ancestralidade. Ou seja, o benefício não é genético, é de hábito.


Por fim, apesar de ser uma gordura, NÃO houve aumento de peso ao se adicionar oleo de Oliva, por conta da adoção de uma cadeia de hábitos saudáveis.



Conclusão: Prevenir continua sendo melhor que remediar, e nada melhor que tempos de crise para nos mostrar o que fazer para sermos mais saudáveis!

Agende sua consulta conosco.

bettegacardiologia.com.br

doctoralia.com.br/marcelo-bettega