Um assunto muito recorrente em consultas é a necessidade de realizar um check-up, ou avaliação clínico-cardiológica, após infeccão pelo COVID-19.

QUAL O RACIONAL?

A Covid-19 induz alterações estruturais em vias aéreas podendo levar a sintomas persistentes e desenvolvendo quadros parecidos com asma e bronquite, assim como nos fumantes. Ainda, já sabemos que fenômenos cardiovasculares e relacionados a inflamação/coagulação podem acontecer.

Assim, o intuito é analisar caso a caso e decidir quais os melhores exames para cadê perfil de paciente para, principalmente, evitar: arritmias, crise Hipertensiva, infarto agudo do miocárdio ou angina instável, insuficiência cardíaca, trombose nos membros inferiores e no pulmão (TEP), AVC (derrame), além de quadros descompensados de doenças pulmonares e diabetes mellitus.

QUEM SE BENEFICIA?

São aqueles que estão mais sujeitos aos efeitos do desbalanço provocado pelo Covid:

- Sintomas que duram mais de um mês

- Vão realizar alguma cirurgia

- Viajam frequentemente a trabalho ou que tem problemas de mobilidade, favorecendo trombose

- Histórico de doença cardiaca ou trombose venosa ou embolia de pulmão

- Realiza atividade física

- Relata fadiga anormal após Covid

- Necessitou de internação, principalmente se usou oxigênio suplementar

- Tem mais de 50 anos

- Hipertenso ou diabético

- Histórico de doença pulmonar ou de vias aéreas

Vamos evitar complicações?

Você ou alguém que conhece necessita de avaliação/check-up?